sábado, 23 de junho de 2012

Surdos e mudos no brasil, Também sabem falar!



Surdo-mudo é, provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao Surdo, e ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.
O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é uma outra deficiência, sem conexão com a surdez. São minorias os surdos que também são mudos. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.
Por esta razão, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons.

     Em Joinville, onde estima-se que haja 22 mil pessoas com deficência auditiva, e onde estão estas pessoas?
    Muitas estão dentro de suas casas escondidas do mundo. Muitos sofrem abuso sexal, trabalham em condições deshumanas. São vitimas que não tem como se comunicar.
    Para aquele deficientes auditivos que se cominicam por libras (linguagem de sinais) são pessoas que não foram alfabetizadas, muitas por seus pais acharem que seus filhos sofreriam em sua infancia ou não terem condiçoes financeiras. Por fim você acha isso triste né!
    Triste é saber que nas escola é obrigado o aluno saber outro idioma “inglês” por que nao ensinar dês de cedo nas escolas públicas libras a linguagem de sinal?
    Está talvez seja uma pergunta fácil de se responder, poís para que o governo ira se preocupar com pessoas invisiveis? Se eles não tem verba o suficiente para pagar este professores que ira ensinar!
    Mas, eles não são os “lobos” dessa história voce tembém faz parte dela, Começe por seu interece, somos todos iguais, todos temos direito a educação. Digo isso para pessoas que tem deficiência e teme sofrer descriminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário